Entender sobre os cabelos com cachos ou ondas é algo imprescindível para quem quer cuidar dos seus próprios cabelos ou até mesmo se tornar uma especialista na área. Por isso, reunimos algumas informações importantes para a autoanálise de seu cabelo:
Tipo de seu cacho
O tipo de cacho é o que geralmente se observa primeiro quando analisamos um cabelo. Muitas biografias utilizam numerações e letras para definir o tipo de cacho que vai do 1A, 1B, 1C, 1D, … até o 4D, mas essa forma de categorizar cai por terra quando vemos que em uma mesma cabeça podemos encontrar até 4 a 5 tipos de cachos. Por isso, nós do Stuca resolvemos simplificar em 3 tipos: Onduladas, Cacheadas e Crespas.
Porosidade
Esta característica é o que define o quanto o fio do cabelo está apto a absorver umidade e produto. As características das cutículas do fio e a própria espessura do mesmo estabelecem a porosidade. Quanto mais abertas forem as cutículas, mais fácil de absorverem e perderem umidade. De forma geral, quanto mais crespo for o cabelo, mais abertas são às cutículas, por isso possuem uma necessidade maior de hidratação.
Textura
A textura é estabelecida pela espessura do fio que tem uma variação entre 60 e 80 mícrons (80 microns = 0,08 milímetros). É devido a textura que existem diferentes sensações do toque e comportamento do fio. Existe uma falsa impressão de que os cabelos cacheados são mais espessos comparados aos lisos mas é justamente ao contrário.
Couro cabeludo
A característica de seu couro cabeludo fala muito sobre seu fio. Flexibilidade do couro, oleosidade, processos de descamação ou vermelhidão, quantidade de fios por polegada. São todas características que devem ser observadas. Devemos cuidar muito bem de nosso couro cabeludo pois é nele onde os fios são gerados e estão fixados.
Estilo de vida
O seu estilo de vida deve ser levado em conta quando falamos dos cuidados que temos que ter com os cabelos encaracolados. O seu dia-a-dia, suas preferências e até mesmo sua personalidade, são fatores que interferem em seu cabelo e no tratamento dos mesmos. O corte utilizando técnicas de visagismo, frequência de higienização e até mesmo forma de finalização/modelagem devem respeitar seu estilo e ritmo de vida e sua personalidade.