O frizz é um dos vilões mais odiados por algumas mulher cacheada em todo o mundo. O aspecto de descabelado e a ideia de um ser um cabelo descuidado é o que deixa o temido frizz na mira de quem quer melhorar o visual de seu cabelo.
Foi pensando nisso que reunimos algumas informações e dicas de como reduzir o frizz de seu cabelo.
Primeiramente, é importante ressaltar que o frizz não necessariamente é um problema para as cacheadas ou pessoas com qualquer curvatura de cabelo pois os novos cabelos, que estão crescendo a partir da raiz, geram também esse frizz por terem tamanhos diferentes dos fios mais antigos. Esse processo é normal e graças ao surgimento dos novos fios é que não ficamos carecas (risos).
Mas, na maioria dos casos de pessoas que possuem muito frizz, os motivos são gerados por alguns descuidos da própria pessoa.[
Vamos ver como podemos melhorar nossa rotina de cuidados anti-frizz?
AO DESEMBARAÇAR: quando for desembaraçar seu cabelo, saiba que este é o momento mais propício para a quebra do fio e com isso a geração do frizz. Desembarace seu cabelo sempre com ele molhado e com o condicionador aplicado. Comece pelas pontas, utilizando os dedos ou um pente de cerdas grossas e espaçadas. Não faça força e tenha paciência. Com o condicionador Stuca Conditioner ou a máscara de hidratação Stuca Moisture Mask, seu cabelo estará mais preparado para esse momento.
AMARRAR O CABELO: o uso de elásticos ou presilhas inapropriadas também são grande causadores da quebra capilar e com isso o aparecimento do frizz. É importante que não utilize nada muito apertado ou que tenha alguma peça de metal que possa gerar a quebra. Opte por prendedores menos apertados, de preferência feitos com material de menos aderência, tais como tecidos de cetim, por exemplo.
LAVAR COM ÁGUA QUENTE: este é um dos causadores do ressecamento do cabelo. A água quente ajuda na retirada em excesso do oleosidade natural do fio, prejudicando a hidratação do mesmo. E cabelo ressecado tende a quebrar com mais facilidade. Na hora de enxaguar seu cabelo, prefira usar uma água mais morna ou na temperatura natural mas nunca jogue a água quente nos fios.
AO DORMIR: deitar sua cabeça sobre um travesseiro com tecido muito áspero, ajuda na fricção dos fios e no aparecimento do frizz. Para isso, nossa sugestão é sempre utilizar fronhas de cetim no travesseiro ou, se preferir, utilize uma touca de cetim sem sua cabeça para que o cabelo fique guardado e a fricção seja do travesseiro na touca e não em seu cabelo.
USO DE CAPACETE: sabemos que pessoas que utilizam o capacete tendem a ter o cabelo com mais frizz em virtude da fricção gerada nos fios. Neste caso, nossa sugestão é que a motociclista/ciclista coloque a touca de cetim antes do capacete, protegendo seu cabelo.
XAMPUS: os xampus mais indicados para a higienização do couro cabeludo são os que possuem composição suave e elaborados especialmente para cabelos cacheados. Os xampus podem ser vilões do cabelo e causadores de frizz caso tenham propriedades limpantes agressivas, retirando a oleosidade natural e saudável em excesso. Pensando isso, a linha Stuca foi projetada com 3 tipos de higienizadores com propriedades de limpeza suaves e com concentração de vitamina B5 (pantenol) para ajudar na hidratação dos fios enquanto limpa.
HIDRATAÇÃO: essa é a palavra-chave para quem quer ter cabelos saudáveis e sem frizz. A hidratação permite com que o cabelo esteja saudável e maleável, reduzindo a probabilidade de quebra. A Linha Stuca possui componentes hidratantes desde a limpeza até e modelagem dos cachos. Por isso, é a linha perfeita para os cuidados necessários para ter cabelos com o mínimo de frizz.
Esperamos que tenha gostado de nossas dicas e estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas em nosso canal direto pelo whatsApp 48 99200-8592 (atendimento em português ou inglês).
Créditos: Foto de Matthew Hamilton na Unsplash